not waste

not waste
Eco sustentável

Orson Wells

Orson Wells
Cinemax

domingo, 14 de junho de 2009

Professores solidários com estudantes anti-Bolonha

Espanha: docentes encerraram-se num dos edifícios da universidade


Um grupo de 17 professores e três funcionários não-docentes encerraram-se esta quarta-feira, ao final da noite, num dos edifícios da Universidade de Barcelona, em solidariedade com estudantes que têm realizado acções idênticas contra o Processo de Bolonha, noticia a Lusa
A decisão do grupo de professores surge também em protesto pela forma como os estudantes foram desalojados, na semana passada, do mesmo edifício daquela universidade.
Essa acção policial suscitou batalhas campais nas ruas de Barcelona, causando dezenas de feridos o que poderá levar ao afastamento do responsável da policia regional, os Mossos d`Esquadra.
«Cargas brutais»
Os professores explicaram aos jornalistas que vão ficar no edifício pelo menos até à noite de quinta-feira, altura em que está convocada uma manifestação estudantil para o centro de Barcelona, até agora ainda não autorizada.
A acção dos professores surge depois de uma assembleia do Pessoal Docente e Investigador (PDI) e do Pessoal Administrativo e de Serviços (PAS) ter aprovado um manifesto denunciando «as cargas brutais dos Mossos d`Esquadra» na passada quarta-feira.
O protesto desta noite soma-se ao realizado por estudantes em Barcelona e Saragoça, nas últimas 24 horas.
No final da manhã, cerca de 30 estudantes ocuparam a reitoria da Universidade de Saragoça, em protesto contra o Processo de Bolonha e, particularmente, solidariedade com os seus colegas de Barcelona, envolvidos num protesto idêntico há vários meses.
Reitoria ocupada
Os alunos, da Assembleia Contra a Privatização da Universidade (ACPU) tem estado a ocupar parte de um dos edifícios da universidade há mais de três meses, tendo-se hoje de manhã transferido para a reitoria.
Também hoje, em Barcelona, um grupo de estudantes ocupou ao início da manhã parte do edifício da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autónoma Barcelona (UAB), em protesto contra o Processo de Bolonha.
Estudantes já tinham levado a cabo acções idênticas, ao final da noite de terça-feira, nas Faculdades de Geografia e História e de Direito da Universidade de Barcelona.
«Mercantilismo»
Recorde-se que a Declaração de Bolonha, que resultou do denominado Processo de Bolonha, foi assinada pelos ministros da Educação de 29 países europeus, em Junho de 1999.
O texto representa uma mudança significativa nas políticas do ensino superior dos países envolvidos, procurando estabelecer uma Área Europeia de Ensino Superior a partir de reformas nacionais dos vários sistemas de ensino.
O Processo de Bolonha, que pretende avançar na unificação do sistema universitário europeu, tem sido alvo de protestos sucessivos em Espanha, com os alunos a considerarem que representa um aumento das propinas e o «mercantilismo» do sistema educativo.


train entreteriment

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem:....