not waste

not waste
Eco sustentável

Orson Wells

Orson Wells
Cinemax

domingo, 14 de junho de 2009

Portugal em seca «severa» e «extrema»

Maio caracterizou-se como um mês seco a muito seco com quantidades de precipitação em Portugal continental muito inferiores aos valores médios, levando ao agravamento da situação de seca meteorológica, segundo o relatório climático do mês passado.
No final de Maio, 66 por cento do território continental encontrava-se em situação de seca «severa» e «extrema», segundo o documento elaborado pelo Instituto de Meteorologia (IM).
Esta área de Portugal continental corresponde ao interior Norte e a uma grande superfície central do território. A região do Algarve encontrava-se em seca fraca e a do litoral Norte e uma faixa a Norte do Algarve em seca moderada.
No mês passado, a quantidade de precipitação foi inferior a 70 por cento em grande parte do território continental, tendo em conta o período de referência (1971-2000).
A seca meteorológica pode não corresponder às secas hidrológica ou agrícola dado que existe sempre um desfasamento de tempo entre os valores meteorológicos e hidrológicos, porque a falta de chuva pode demorar a reflectir-se nas albufeiras.
Maio já teve noites tropicais
Em relação às temperaturas, em Maio foram registados mais 2.5 graus Celsius na máxima, mais 1.4º na média e mais 0.1º na mínima, tendo em conta os valores médios obtidos no período de referência, entre 1971-2000.
No mês de Maio, ocorreram dois períodos muito quentes, no início e final do mês, segundo o IM, que adianta que foi registada uma onda de calor entre os dias 2 e 8 de Maio em várias estações da rede.
Foram também registadas noites tropicais (caracterizadas por temperaturas mínimas superiores a 20º) em alguns locais do território, nomeadamente em Coimbra, Portalegre, Elvas e Mértola.

train entreteriment

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem:....